Notícias

Espetáculos do Festival vencem cinco categorias do prêmio Shell

todaymarço 23, 2023 26

Fundo
share close

Peça “Cárcere” venceu Melhor Dramaturgia e Melhor Música. Pela primeira vez na história, uma intérprete transexual foi escolhida como Melhor Atriz

Verónica Valenttino venceu o prêmio de Melhor Atriz por “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”.Em sua 33ª edição, o Prêmio Shell, o mais importante do teatro brasileiro, entregou nada menos do que cinco estatuetas para espetáculos que estão na programação deste ano do Festival de Curitiba.

De maneira inédita, a cerimônia, que aconteceu na noite de terça-feira, 21, contemplou conjuntamente Rio e São Paulo, cada estado com seu júri e uma lista própria de vencedores.

Com os votos de São Paulo, Verónica Valenttino venceu a categoria de Melhor Atriz, por “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, musical que conta a história da travesti que lutou pelos direitos LGBTQIA+ durante a epidemia de aids nos anos 1980. Foi a primeira vez que o Prêmio Shell laureou uma intérprete transexual.

A distinção de Melhor Dramaturgia foi para Dione Carlos, que assina o texto de “Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos”. O espetáculo também levou o galardão de Melhor Música, para os compositores Alisson Amador, Amanda Abá, Denise Oliveira e Jennifer Cardoso.

Pelo Júri do Rio de Janeiro, a consagrada Vera Holtz venceu como Melhor Atriz, por sua atuação em “Ficções”, baseada no livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Noah Harari.

Já “Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes” venceu Melhor Cenografia, para André Curti e Artur Luanda Ribeiro.

A peça “Sem Palavras”, que esteve em cartaz no Festival de Curitiba em 2022, também levou uma estatueta: o prêmio de Melhor Dramaturgia, escolhida pelo Júri de São Paulo. O texto é assinado por Marcio Abreu e Nadja Naira. O elenco conta com a atriz curitibana Giovana Soar, que atualmente faz parte do trio de curadores do Festival.

Written by: Curta FM

Rate it

Post anterior

Notícias

Laura Pausini anuncia show em São Paulo com nova turnê mundial

As tão esperadas datas da turnê mundial de Laura Pausini foram divulgadas hoje e o Brasil está presente na lista. Seguindo o sucesso da maratona de shows #LAURA30, que a artista realizou em Nova York, Madri e Milão em 24 horas, a nova turnê começa oficialmente, em dezembro, na Itália. Esse será o grande retorno de Laura Pausini aos palcos, que levará sua música às mais prestigiadas casas de shows […]

todaymarço 22, 2023 27

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Podcast Episódios

Desculpe, não há nada no momento.

Convidados

Desculpe, não há nada no momento.

contato

Estamos também em:

0%