Notícias

Instituto Baccarelli lança projeto de captação de recursos para o primeiro teatro em Heliópolis

todaymarço 3, 2023 56

Fundo
share close

Com objetivo de construir o Teatro Baccarelli, o evento acontece na B3, a bolsa do Brasil. Tem presença confirmada da ministra da Cultura, Margareth Menezes, de representantes dos governos estadual e municipal, além de contar com algumas das maiores empresas com atuação expressiva em iniciativas de ESG no país

São Paulo, 03 de março – No dia 9 de março, às 9h, o Instituto Baccarelli realiza o evento de lançamento do projeto de captação de recursos para a construção do Teatro Baccarelli, o primeiro da favela de Heliópolis. Parte final da sede do Instituto Baccarelli, que atua na região há mais de 26 anos, o teatro será o palco da comunidade, que é a maior favela da cidade de São Paulo. Com presença confirmada da ministra da Cultura, Margareth Menezes, de representantes dos governos estadual e municipal, o evento de lançamento do projeto, que já está aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e busca aportes para o valor estimado, acontecerá na sede da B3, a bolsa de valores do Brasil, e conta ainda com a presença de outras autoridades públicas e representantes das maiores empresas com atuação expressiva em iniciativas de ESG no país. Os jornalistas devem se credenciar conforme informações na seção de serviços deste comunicado.

Patrocinadora do Instituto Baccarelli desde 2022, a B3 é parceira fundamental na manutenção das atividades artístico-pedagógicas da instituição, que beneficiam anualmente mais de 1.200 alunos e alunas. Em 2023, deu-se início a outro importante capítulo desta história: a B3 foi a primeira empresa a patrocinar o teatro, inaugurando a captação de recursos para a construção deste moderno equipamento. Por esse motivo, cede seu espaço para que o Instituto possa realizar o evento que promove a iniciativa.

Integralmente financiado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o teatro já estava previsto no projeto original da sede do Instituto Baccarelli, cuja construção foi iniciada em 2009. Atualmente, são 5 mil m² de área construída, abrangendo dois prédios ― um administrativo, e outro dedicado a salas de estudo e ensaio em música. Observando um altíssimo padrão de qualidade, o prédio de Heliópolis é comparável às instalações mais bem conceituadas de instituições musicais do Brasil.

Integralmente financiado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o teatro já estava previsto no projeto original da seO projeto do teatro segue o mesmo modelo. Com capacidade total para mais de 500 espectadores, será moderno e funcional, e totalmente equipado para receber diversos tipos de espetáculos. Entre os recursos previstos estão uma central de audiovisual que tornará o teatro 100% autônomo para gravações e transmissões ao vivo, e um fosso móvel para encenação de óperas e balés, além de equipamentos técnicos completos, espaço de acervo e uma biblioteca.e do Instituto Baccarelli, cuja construção foi iniciada em 2009. Atualmente, são 5 mil m² de área construída, abrangendo dois prédios ― um administrativo, e outro dedicado a salas de estudo e ensaio em música. Observando um altíssimo padrão de qualidade, o prédio de Heliópolis é comparável às instalações mais bem conceituadas de instituições musicais do Brasil.

De acordo com Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli, a ideia é que o Teatro Baccarelli consolide Heliópolis como um dos polos culturais de São Paulo. “Queremos que o teatro seja um centro de cultura, não apenas servindo de palco dos grupos artísticos do Instituto Baccarelli. Queremos trazer espetáculos que geralmente não chegam até a favela, de instituições tradicionais, e também abrir o palco para as manifestações artísticas que já existem aqui”, explica. “Vamos colocar Heliópolis de vez no mapa da cultura. Será um teatro moderno, de primeira, à altura da vocação artística da comunidade.”

Ainda que seja a maior comunidade de São Paulo e rica em expressões culturais, Heliópolis não possui um único teatro. O Teatro Baccarelli dará palco aos artistas e a todas as formas artísticas que se manifestam hoje na comunidade sem um local de visibilidade, prestígio e respeito. Pela primeira vez, as múltiplas e contemporâneas expressões culturais de uma das maiores favelas da América Latina terão onde se apresentar. E o farão em pé de igualdade com o que há de mais significativo na cena nacional.

Com início às 9h, o evento terá falas de Edilson Ventureli e de autoridades federais, estaduais e municipais. A expectativa deste lançamento é de que empresas com destacadas atuações no cenário de ESG conheçam mais sobre o Instituto Baccarelli e o projeto do teatro, somando forças para transformar em realidade um projeto pioneiro no cenário cultural brasileiro.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 26 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1.200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Para mais informações, acesse: www.institutobaccarelli.org.br

Serviço
Teatro Baccarelli – Lançamento do Projeto de Captação
Data: 09/03/2023
Horário: 9h às 10h30
Local: B3 Endereço: Rua XV de Novembro, 275, Centro, São Paulo/SP
Contato e credenciamento de jornalistas: imprensa@institutobaccarelli.org.br / (11) 3506-4610

Written by: Curta FM

Rate it

Post anterior

Notícias

Brasileira funda academia de cinema, TV e teatro para intercambistas na Irlanda

Iniciativa recebe parceria da Embaixada Brasileira no país Quem acredita que o intercâmbio serve apenas para aprender um outro idioma, não poderia estar mais enganado. Muitas oportunidades profissionais podem surgir dessa experiência – inclusive, em áreas nunca imaginadas. Essa vem sendo a proposta de Nina Mendes, diretora e atriz brasileira que fundou uma academia de cinema, teatro e TV na Irlanda. A iniciativa, formada em parceria com a Embaixada Brasileira […]

todaymarço 3, 2023 3902 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Podcast Episódios

Desculpe, não há nada no momento.

Convidados

Desculpe, não há nada no momento.

contato

Estamos também em:

0%