quarta-feira, junho 24, 2026
Home NotíciasEm fase final de construção, Travessia Subaquática Santos–Guarujá vai solucionar problema histórico de escassez hídrica na região

Em fase final de construção, Travessia Subaquática Santos–Guarujá vai solucionar problema histórico de escassez hídrica na região

por Curta FM

Com um investimento de R$ 134,7 milhões, mais de 5 quilômetros de tubos, sendo 1,5 quilômetro em travessia subaquática, estão sendo instalados por baixo do canal do Porto de Santos para levar água para o Guarujá e solucionar um problema histórico de escassez hídrica no município da Baixada Santista.

A Travessia Subaquática Santos-Guarujá, com conclusão prevista para o segundo semestre, é um dos principais investimentos em andamento do Governo de São Paulo para aprimorar o abastecimento na Baixada Santista e terá capacidade para transportar 500 litros de água tratada por segundo, reforçando o abastecimento para mais de 450 mil pessoas.

LEIA MAIS: Sonho antigo dos moradores, rede de esgoto começa a chegar a bairros do município de Buri: “Fico até arrepiado, daqui para frente vai ser melhor ainda”

“Com este projeto e o pacote de investimentos de R$ 8 bilhões nos próximos três anos previsto para a região, estamos ampliando e modernizando a rede de água e esgoto, garantindo capacidade suficiente para atender a população hoje e no futuro, com soluções técnicas planejadas para reforçar o abastecimento de forma segura e sustentável. São avanços que só estão sendo alcançados graças à desestatização da Sabesp, que garantiu os investimentos necessários para solucionar desafios históricos como esse”, afirmou a secretária Natália Resende. 

A nova adutora ampliará a capacidade de transporte de água para Guarujá, mas não terá impacto no abastecimento dos municípios de Santos e de Cubatão. Foto: Divulgação/Governo de SP.

A obra integra o novo ciclo de investimentos da Sabesp após a desestatização da companhia promovida pelo Governo de São Paulo. Em 2025, foram investidos R$ 15,2 bilhões em infraestrutura, valor 120% superior aos R$ 6,9 bilhões registrados no ano anterior. Os investimentos têm como meta antecipar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela companhia até 2029.

Mais água

Esta será a segunda travessia subaquática sob o canal do Porto, somando-se à estrutura em operação entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, que também envia até 500 litros por segundo para o abastecimento da Ilha de Santo Amaro.

A nova adutora ampliará a capacidade de transporte de água para Guarujá, mas não terá impacto no abastecimento dos municípios de Santos e de Cubatão, já que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, responsável pelo abastecimento, tem capacidade para atender os três municípios.

LEIA MAIS: Obras de saneamento levam água e esgoto a 3,5 mil moradores de comunidade da zona sul de SP

A água será produzida na ETA Cubatão, seguirá para os reservatórios da Sabesp e, a partir do reservatório do Saboó, em Santos, será conduzida pela nova adutora, que passará sob o canal do Porto e chegará ao reservatório de Vicente de Carvalho, atendendo a um dos bairros que mais sofre com a falta de água em períodos de estiagem e de alta temporada.

Além da travessia subaquática, também estão em andamento a implantação do Pulmão de Reservação de Água Potável do Sistema Mambu Branco, com capacidade total de 40 milhões de litros, projetado para mitigar impactos na produção durante eventos de chuvas intensas, garantindo maior estabilidade ao abastecimento, e a construção da nova Estação de Tratamento de Água Melvi, com capacidade de 1.270 litros por segundo, que ampliará de forma estrutural a produção de água tratada para a região a partir de 2027.

LEIA MAIS: Acesso ao saneamento básico pode valorizar em até 14% o valor de imóveis

Tecnologia nas inspeções

Durante as obras Travessia Subaquática Santos–Guarujá, a Sabesp passou a utilizar o cachorro-robô DOM, equipamento controlado remotamente para inspeções em tubulações, galerias e ambientes confinados. O robô possui sensores de detecção de gases, câmera de alta definição e sistema de iluminação, permitindo a avaliação das condições dos ambientes sem exposição dos trabalhadores a riscos operacionais.

Com autonomia de duas horas e baterias removíveis, o equipamento é operado por profissionais treinados e transmite dados em tempo real, contribuindo para o acompanhamento das redes operadas pela companhia e das obras em andamento.

Fonte: Agência SP

Veja Também

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Presumimos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia Mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00