A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na tarde desta terça-feira (16) um alerta para chuvas fortes com raios e possibilidade de granizo na Grande São Paulo, Litoral Norte, Sul e Baixada Santista, com risco de de alagamento e queda de árvores.
De acordo com a meteorologia, uma frente fria vinda do litoral chegou ao Estado, trazendo chuva severa. Ao longo da tarde, o avanço da frente pela costa paulista deve intensificar a instabilidade, favorecendo a ocorrência de temporais de forma generalizada, acompanhados de raios e rajadas de vento.
Os maiores volumes de chuva são esperados na faixa litorânea, especialmente na Baixada Santista e Litoral Norte, onde os acumulados elevam o risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
Na quarta-feira (17), as chuvas perdem intensidade, mas a temperatura cai na Capital para a máxima de 22º C. A temperatura só voltam, a subir, de acordo com a meteorologia, na sextas-feira.
A Defesa Civil reforça que a população deve redobrar os cuidados durante a vigência do alerta:
- evitar áreas arborizadas durante ventos fortes;
- prender ou recolher objetos soltos que possam ser arremessados;
- nunca tentar atravessar áreas alagadas ou com enxurradas;
- atentar-se aos sinais de deslizamento de terra, como rachaduras nas paredes dos imóveis e água lamacenta descendo pela encosta.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Fonte: Agência SP