Música em Sintonia

Conheça uma breve história das músicas dos anos 80

todaymarço 20, 2023 497 2

Fundo
share close

Os anos 80 foram uma década de grande diversidade musical, com uma mistura de gêneros populares, como rock, pop, new wave, hip-hop, entre outros. Foi um período de muita criatividade e experimentação, com muitos artistas explorando novas sonoridades e estilos.

O rock foi um gênero muito popular na década de 80, com bandas como Guns N’ Roses, Bon Jovi, Aerosmith e AC/DC fazendo enorme sucesso. O heavy metal também ganhou muitos fãs, com bandas como Metallica, Iron Maiden e Slayer liderando o movimento.

O pop também teve um grande momento nos anos 80, com artistas como Michael Jackson, Madonna, Prince e Whitney Houston dominando as paradas musicais. A new wave também surgiu nessa década, com bandas como The Police, Duran Duran e Depeche Mode liderando o movimento.

Além disso, a música dos anos 80 também foi marcada pela introdução de novos instrumentos e tecnologias, como sintetizadores, samplers e drum machines, que permitiram aos músicos criar novos sons e estilos.

No geral, a música dos anos 80 continua sendo uma referência importante na história da música, influenciando artistas até hoje e sendo lembrada com carinho por muitos fãs de música de todas as idades.

Estilos musicais de destaques nos anos 80

Os anos 80 foram uma década muito rica em termos de estilos musicais e houve uma grande variedade de gêneros que tiveram destaque naquela época. Aqui estão alguns dos estilos musicais mais populares dos anos 80:

  1. Pop: O pop foi o estilo mais dominante nos anos 80, com artistas como Michael Jackson, Madonna, Whitney Houston e Prince, que alcançaram grande sucesso na época.
  2. Rock: O rock também teve um grande impacto nos anos 80, com bandas como Guns N’ Roses, U2, Bon Jovi, AC/DC e Metallica, que se tornaram extremamente populares durante essa década.
  3. New Wave: O new wave foi um estilo musical que surgiu na década de 80 e que misturava elementos de rock, punk e eletrônica. Alguns dos artistas mais conhecidos desse estilo foram Depeche Mode, Duran Duran, The Cure e New Order.
  4. Hip hop: O hip hop teve um grande impacto nos anos 80, com artistas como Run-DMC, Public Enemy e Beastie Boys, que ajudaram a popularizar o gênero.
  5. R&B: O R&B (rhythm and blues) também teve um grande sucesso nos anos 80, com artistas como Whitney Houston, Michael Jackson, Lionel Richie e Luther Vandross, que se tornaram ícones desse estilo musical.

Esses são apenas alguns dos estilos musicais que se destacaram nos anos 80, mas certamente houve muitos outros que também deixaram sua marca na cultura musical da época.

Bandas nacionais que se destacaram nos anos 80

Houve muitas bandas nacionais que se destacaram nos anos 80, e aqui estão algumas das mais notáveis:

  1. Legião Urbana – Com letras poéticas e engajadas, a banda liderada por Renato Russo se tornou uma das mais populares do Brasil na década de 80.
  2. Titãs – Com sua mistura única de rock, punk e música brasileira, os Titãs lançaram diversos sucessos na década de 80, como “Sonífera Ilha” e “Pra Dizer Adeus”.
  3. Barão Vermelho – Com um som influenciado pelo rock inglês e pela música brasileira, a banda liderada por Cazuza marcou época nos anos 80 com músicas como “Pro Dia Nascer Feliz” e “Bete Balanço”.
  4. Paralamas do Sucesso – Com seu estilo de rock-reggae, a banda liderada por Herbert Vianna se tornou uma das mais populares do Brasil na década de 80, com sucessos como “Alagados” e “Meu Erro”.
  5. Os Engenheiros do Hawaii – Com letras inteligentes e uma mistura de rock e pop, a banda liderada por Humberto Gessinger também marcou presença na década de 80, com músicas como “Terra de Gigantes” e “Infinita Highway”.
  6. RPM – Com um som pop-rock dançante, a banda liderada por Paulo Ricardo foi uma das mais populares do Brasil nos anos 80, com sucessos como “Olhar 43” e “Revoluções por Minuto”.
  7. Kid Abelha e os Abóboras Selvagens – Com um estilo pop-rock, a banda liderada por Paula Toller teve grande sucesso na década de 80, com músicas como “Como Eu Quero” e “Fixação”.

Essas são apenas algumas das bandas nacionais que se destacaram nos anos 80. Há muitas outras que também deixaram sua marca na música brasileira dessa época.


Músicas de destaque nos anos 80

Os anos 80 foram uma década marcante na história da música, com vários estilos musicais emergindo e muitas músicas que se tornaram clássicos até hoje. Aqui estão algumas das músicas mais populares que se destacaram nos anos 80:

  1. “Billie Jean” – Michael Jackson (1983)
  2. “Take on Me” – A-ha (1985)
  3. “Sweet Child O’ Mine” – Guns N’ Roses (1987)
  4. “Like a Virgin” – Madonna (1984)
  5. “Livin’ on a Prayer” – Bon Jovi (1986)
  6. “Every Breath You Take” – The Police (1983)
  7. “I Want to Dance With Somebody” – Whitney Houston (1987)
  8. “Beat It” – Michael Jackson (1983)
  9. “Don’t Stop Believin'” – Journey (1981)
  10. “Hungry Like the Wolf” – Duran Duran (1982)

Essas são apenas algumas das muitas músicas que se destacaram nos anos 80. Há muitas outras que também fizeram sucesso na década de 80 e ainda são lembradas e tocadas até hoje.

Conclusão

Em resumo, a história da música abrange uma vasta gama de estilos, gêneros, artistas e inovações tecnológicas ao longo do tempo. A música tem o poder de unir pessoas, expressar emoções e transmitir mensagens importantes. Desde a música clássica até a música pop, do rock ao hip-hop, cada estilo tem suas próprias características distintas e histórias únicas.

A música é uma parte importante da cultura humana e tem o poder de transcender fronteiras culturais e geográficas. Ela evolui e muda constantemente, refletindo as mudanças sociais, políticas e tecnológicas que ocorrem no mundo.

Apesar das mudanças na indústria da música ao longo do tempo, a música continua sendo uma forma de arte essencial que emociona, inspira e une pessoas de todo o mundo.

 

Written by: Curta FM

Rate it

Post anterior

Notícias

Roupa Nova dá show de musicalidade em São Paulo com estreia de projeto intimista

Em primeira noite, "Simplesmente Roupa Nova" trouxe ao Teatro Bradesco os grandes sucessos da banda Era pouco mais de nove horas da noite quando ao som de "Whisky a Go Go", Cleberson, Feghali, Kiko, Fabio Nestares, Nando e Serginho deram as boas vindas ao público que lotou o Teatro Bradesco, em São Paulo. A primeira apresentação do show “Simplesmente Roupa Nova”, que se repete na noite de hoje, contou com […]

todaymarço 15, 2023 50

Publicar comentários (2)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Podcast Episódios

Desculpe, não há nada no momento.

Convidados

Desculpe, não há nada no momento.

contato

Estamos também em:

0%