São Paulo, setembro de 2025 – Alzira E é uma das principais compositoras do país, tendo sido parceira musical de Itamar Assumpção, cujas composições foram gravadas por Ney Matogrosso e Zélia Duncan. É uma artista madura que está sempre na ativa – seja com o projeto Corte (Marcelo Dworecki, Cuca Ferreira, Daniel Verano e Fernando Thomaz, seja em colaborações com Tetê Espíndola, sua irmã, em projetos como Recuerdos e Mulheres Espíndola, ou em seu trabalho solo e autoral. Agora, Alzira E traz ao palco o espetáculo Senhora do Tempo, seu mais novo trabalho solo. O show de lançamento estreia no dia 12 de setembro, sexta-feira, às 20h, no teatro do Sesc Vila Mariana, em São Paulo, e conta com participações especiais de Anelis Assumpção e Iara Rennó. Compre aqui.
O álbum é resultado de uma extensa imersão em arquivos pessoais durante as filmagens do nacional e internacionalmente premiado documentário Aquilo que eu nunca perdi (dirigido por Marina Thomé), o álbum resgata músicas compostas por Alzira entre os anos 1976 e 2022 , nunca antes lançadas. As composições antigas vieram à tona em meio a cadernos de anotações, fitas cassetes e memórias afetivas que atravessam cinco décadas de criação artística. O documentário foi premiado como “Melhor Documentário Musical” no 13º InEdit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, em junho de 2021.
O show traz o repertório de Senhora do Tempo em arranjos inéditos, agora acompanhada de seu parceiro da banda Corte e diretor musical do álbum, Marcelo Dworecki (baixo; integrante da banda Bixiga 70) e de Chicão Montorfano (piano e teclado; ex-pianista de Gal Costa), os quais compartilham com sua história e trajetória artística há anos. Os arranjos traduzem o violão original de Alzira, produzindo novas sonoridades, fazendo o som fluir como um rio e navegar em novas águas que se encontram com Dworecki e Chicão, proporcionando interpretações ainda mais profundas. O show acontece na véspera da data de aniversário de Itamar Assumpção (13 de setembro) e, por isso, canções da parceria de Alzira com Itamar serão incluídas no repertório para celebrar esta amizade.
“O álbum Senhora do Tempo é um registro das minhas composições. Tem mais de quatro décadas ali nas canções, registradas até o momento atual. O show é outra coisa, é trazer para esse repertório arranjos construídos com o baixo e o piano/teclado, numa linguagem mais elétrica e não acústica como no disco. Acho que a vivência com as músicas nos permite reinventar os arranjos originais do violão e ampliar o entendimento de cada uma, elas vão nos surpreendendo à medida que tocadas com outros instrumentos. Pra mim é uma grande oportunidade de viver e realizar mais um processo musical”, conta Alzira.
lém das faixas “1 ou 20”, “Boicote” e as demais do álbum, a apresentação também inclui músicas marcantes de sua carreira, como Milágrimas (Itamar Assumpção/Alice Ruiz), ”Rio Vermelho” (Alzira E/Cora Coralina) e “Norte” (Alzira E/Itamar Assumpção). A cenografia é composta de projeções dos desenhos da própria Alzira. O figurino também é assinado pela artista e tudo vem dialogar com a narrativa poética e visual do repertório. A direção do espetáculo é de Iara Rennó, cantora, compositora e filha de Alzira.
“Senhora do Tempo é a boca que fala no escuro, farol em pavio, flecha do movimento. Fundante pesquisa sonora sobre si desde dentro da concha do ouvido quando ainda menina, os acordes contavam histórias sobre o mundo. O som do violão dança na régua do movimento. Tempo senhora deusas e firmamento” reflete Anelis Assumpção que fará participação no show Senhora do Tempo. “Toco com Alzira desde menina e foi ela que me viu primeiro e viu em mim algo que estava pra acontecer. Comemorar a véspera da data de aniversário do meu pai tocando com ela é me sentir viva “, comenta a artista.
Ao lançar este novo trabalho nos palcos, Alzira reafirma sua potência artística como uma das compositoras mais expressivas da música brasileira e intérprete incansável. Em Senhora do Tempo, ela mergulha em temas como o envelhecimento, a resistência e o feminino com sensibilidade e coragem.
Serviço Alzira E – Senhora do Tempo no Sesc Vila Mariana
Local: Teatro do Sesc Vila Mariana
Endereço: R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Data: 12 de setembro de 2025, sexta-feira
Horário: 20h
Ingressos: a partir de 02/09 online e 03/09 nas bilheterias do Sesc
Link para compra: https://www.sescsp.org.br/programacao/alzira-e-2/
Ficha Técnica:
Banda
Alzira E: voz e guitarra
Marcelo Dworecki: baixo
Chicão Montorfano: piano e teclado
Participações: Anelis Assumpção e Iara Rennó
Equipe
Gabriela Pascal: produção
Joy Espíndola: técnico de PA
Caio Alarcon: técnico de monitor
Olívia Munhoz: iluminadora
Cibele Minder: roadie
Patricia Cabral e Achiles Luciano: cenografia e projeção
Iara Rennó: direção artística
Stella Sanches: assessoria de imprensa
Canal Z Brasil e Rafael Pompeu: redes sociais