No dia 7 de setembro de 2025 acontecerá um eclipse lunar total, mas, infelizmente, o ápice do fenômeno não poderá ser observado no Brasil. A maior parte do país perderá o momento da totalidade, restando apenas uma breve chance de observação para os moradores do extremo leste brasileiro.
Cidades como João Pessoa e Recife terão a oportunidade de acompanhar o nascer da Lua já em fase de penumbra, quando nosso satélite natural começa a sair da sombra da Terra. Será uma visão sutil, exigindo céu limpo e horizonte leste completamente desobstruído para identificar o fenômeno. Para os afortunados, será um belo nascer da Lua Cheia.
Para que todos os brasileiros possam apreciar esse raro espetáculo, a Urânia Planetário transmitirá imagens ao vivo diretamente da Ásia e da Austrália, onde o eclipse será observado em sua totalidade. A transmissão reunirá registros de observatórios profissionais e de astrônomos amadores dessas regiões.
A live terá início às 13h30 no canal do YouTube da Urânia Planetário (assista aqui: https://youtube.com/live/wkbOWIOQAKI ) e contará com comentários do Prof. Dr. Marcos Calil. Além do eclipse, haverá uma observação solar em tempo real utilizando o telescópio Lunt 50mm Double Stack do Urânia Observatório. Um sorteio especial de um binóculo também será realizado para os participantes da live Urânia.
Prepare-se para um domingo astronômico, unindo observação e aprendizado acessível para todos.
Você pode saber mais sobre esse e outros eventos acompanhando as lives de terças-feiras, às 19h30, no canal do YouTube da Urânia Planetário.